A figura do Egito na escola secundária: O fascínio pelo estranho

Conteúdo do artigo principal

Santos Ayala

Resumo

No presente artigo, analisamos um dos principais livros de História que são utilizados nas escolas de Nível Médio da Argentina. Toma como tema principal de análise, a figura do Egito e sua cultura.
O objetivo deste trabalho é demonstrar que a imagem do antigo Egito e sua sociedade hoje são marcadas por miradas que sempre estão centradas no misterioso, estranho e às vezes fascinante de sua cultura. Representações que produzem um distanciamento cultural entre Oriente e Ocidente.
Trata-se de uma construção de representações da alteridade que por anos se reflete em livros de texto e que por sua vez cria uma imagem no estudante sobre o outro diferente, raro à vez distante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ayala, S. (2024). A figura do Egito na escola secundária: O fascínio pelo estranho. Reseñas De Enseñanza De La Historia, (25), 34–47. Recuperado de http://170.210.83.53/index.php/resenas/article/view/5566
Seção
SECCIÓN ARTÍCULOS

Referências

Artieda, T. (2007). Los discursos escolares sobre la alteridad indígena. Aportes sobre el "pasado" y el presente en los libros de lectura de la escuela primaria argentina. Nordeste 25. Recuperado de: https://revistas.unne.edu.ar/index.php/nor/article/view/2619

Cervelló Autuori, J. (1996). Cap. 1: Egipto, África y la Historia. En Egipto y África: Origen de la civilización y la monarquía faraónicas en su contexto africano, pp. 13-32. Editorial Ausa.

Chartier, R. (1992). Historia del libro e historia de la lectura. En El mundo como representación. Estudios sobre historia cultural, pp. 105-162. Gedisa.

Dujovne, M. y Calvo, S. (2004). El museo y la visita escolar. Imagen, Revista del Instituto de Historia del Arte Argentino y Latinoamericano, pp. 93-109, FFyL, UBA, Buenos Aires.

Eggers Brass, T. y Derendinger F. (2010). Historia I: Los primeros hombres, los primeros estados, los distintos mundos, pp. 51-57. Maipue.

Isler Duprat, R. (2010). Reflexiones sobre cómo construirnos desde el patrimonio. Iconofacto. Revista de la escuela de arquitectura y diseño, Volumen 6 - número 7, pp. 181-196, Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín.

Kuhrt, A. (2000). El Oriente Próximo en la Antigüedad, c. 3000-330 a. C. Vol. 1. Crítica.

Lacarrieu, M. (2016). La alteridad y el exotismo en clave patrimonial turística. Aportes desde la Antropología. Quaderns de l`Institut Catalá d´Antropologia N°32. Recuperado de: http://www.raco.cat/index.php/QuadernsICA/article/view/320292

Liverani, M. (1995). El Antiguo Oriente. Crítica.

Murphy, S. (2006). Repensando Oriente-Occidente. Facultad de Filosofía y Letras, UBA.

Pérez Largacha, A. (2007). Historia antigua de Egipto y del Próximo Oriente. Akal.

Quiroz, L. (2020). Investigar y enseñar historia en perspectiva feminista decolonial. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 1 (2), pp. 138-152. Recuperado de: https://doi.org/10.24310/mgnmar.v1i2.6786

Rodríguez, M. G. (2009). Sociedad, cultura y poder: la versión de Michel de Certeau. Papeles de trabajo, Año 2, nº 5.

Segato, R. (2013). El Edipo Negro: colonialidad y forclusión de género y raza. En La crítica de la decolonialidad en ocho ensayos, pp. 179-210. Prometeo.

Zingarelli, A. (1996). Algunas consideraciones sobre la propuesta editorial para la enseñanza de Historia Antigua. Clio & Asociados N° 1, pp. 81-89.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.